NOVAS DIRETRIZES DO ENSINO MÉDIO
Nos últimos anos, os educadores e a sociedade brasileira vêm debatendo a situação e as perspectivas do ensino médio, havendo um consenso de que este nível de ensino não atende às expectativas e necessidades dos jovens estudantes.
O ensino médio carece de identidade e de um perfil que deem conta de, simultaneamente, realizar a formação dos jovens para a continuidade dos estudos, para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Pouco se avançou nesta direção.
Neste sentido, as novas diretrizes nacionais para o ensino médio, emanadas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE), significam um passo muito importante para que o ensino médio passe a cumprir o papel que dele se espera. O parecer aprovado pela CEB/CNE contém um diagnóstico pautado em horizontes humanístico, social, cultural e profissional, que julgamos corretos para a perspectiva da formação cidadã e da aprendizagem escolar nessa etapa da educação básica. Já a resolução aprovada e homologada pelo Ministro da Educação aponta caminhos para a superação do atual quadro do ensino médio, tendo por objetivos a qualidade da educação e as necessidades da juventude e do país.
É preciso, agora, que prossiga o debate sobre essas novas diretrizes e que lutemos pela sua implementação nos sistemas de ensino, para que possamos avançar na direção de um ensino médio que, de fato, atenda aos interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora, principais usuários da escola pública.
Professor Luiz Donizete T. Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário