sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Projeto Básico do Laboratório Educacional de Informática

APRESENTAÇÃO

Com as constantes mudanças que vem ocorrendo na sociedade, exige-se que os profissionais da educação tenham novas formas de ensinar e aprender, que estejam aptos para criar novas práticas de educar com os recursos tecnológicos ( o computador ) de forma a produzir um ensino de qualidade. Mas, muitos desses profissionais não recebem a formação pedagógica de como utilizarem a tecnologia digital em suas práticas, ocorrendo a rejeição ou medo de manusearem as tecnologias presentes nos ambientes escolares.
Com a implantação dos LEIs nas escolas públicas, entendemos que é necessário muito mais do que máquinas, mas que ocorram ações efetivas na busca da melhoria do processo de ensinar e aprender nos ambientes escolares.
A informática educativa é um fato real na sociedade e que a escola não pode negar e nem fingir que não existe. Com a tecnologia digital incluida na educação, a necessidade de criar novos métodos de ensino se faz necessário, já que assim poderá explorar com mais riquezas, os recursos os quais poderão oportunizar e, assim, facilitar o processo ensino-aprendizagem. Para isso, é necessário investir mais no educador, formando-o, capacitando-o e valorizando-o, para que ele desenvolva um trabalho, que promova, de maneira significativa a construção do conhecimento. Isso, com certeza, fará una grande diferença no processo educacional.



JUSTIFICATIVA


A informática é uma realidade ma maioria das escolas, cujo objetivo é o de promover a igualdade de condições e a inclusão, como também ser um elemento motivador e auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Planejar as acões a serem viabilizadas na escola dentro do LEI vem para orientar o trabalho, para que o espaço seja utilizado na inclusão daqueles que nunca tiveram contato com o computador e acrescentar conhecimentos através de projetos aqueles que já possuem algumas habilidades com a máquina.




OBJETIVO


Definir as ações que serão desnvolvidas no LEI da EEFM Alda Férrer Augusto Dutra para o ano de 2011, que venha ao encontro com os objetivos definidos pelo PROINFO e orientados pelo NTE.




METODOLOGIA



Disponibilizando os recursos tecnológicos ( computadores, DVDs, datashow, vídeo, câmara digital, filmadora, notbook, tv ) como ferramenta de apoio e de suporte pedagógico, visando a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem, possibilitando um avanço significativo e resultados satisfatório.




PÚBLICO ALVO


- Alunos do Ensino Fundamental do 7º ao 8º ano
- Alunos do Ensino Médio
- Professores
- Funcionários
- Orgãos colegiados
- Comunidade em geral





Professores Coordenadores:
Luiz Donizete Taveira Leite
Edileudo Pinto de Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário